30/03/2007

Color

Joaquina Inácio
Gaiteros, Turquel
anos 8o ou princípios de 90

Já falecida deixou uma manta para cada um dos seus filhos e netos...18 ao todo. É simples mas bonita e gosto do rosa cetim que ela usou.

Mais coisas boas:

O começo do passeio pelo mundo fora do querido gnomo. Happy travels :)!

E a minha querida amiga, Daniela tem uma nova loja com as suas lindas criações.

Só mais uma vez :)

de Cinco Reis de Gente

Aquilino Ribeiro

« Ainda essa tarde num retalho de chita, às pintinhas, principiou minha mãe a talhar a bolsa para o Monteverde. Com uma borla escarlate na ponta do cordão, duas também escarlates e muito repolhudas nos cantos, bordadas no meio, a retrós cor de canário, as iniciais do meu nome, um A grande como um escadote e um M escanchado como as aspas duma ponte, tornou-se um objecto engraçado que me não cansava de admirar. Eu morria de impaciência por pô-las às costas, ir pelos caminhos, antes de mais nada, pelo orgulho de mostrá-la. E não sosseguei enquanto não chegou a hora em enfiando-a pela cabeça, me ficou a bater, traçada a tiracolo, sobre a coxa direita o contracompasso dos meus galopes.»

wonderful*

28/03/2007

Men at Work

Tailor Monks 1879 Sewing Men Working Quilt
Uma gravura que o Luis me comprou. Monges alfaiates a coser um "quilt". Clique na imagem para ver grande.

26/03/2007

Confecções Regionais

A loja da Dª Maria Fernanda Conceição Luís em Turquel, Alcobaça é uma perdição para mim. Com tecidos bem Portugueses faz trajes folclóricos para grupos de dança em Portugal e pelo mundo fora. Muitos grupos são federados e isso implica que os costumes tem de ser feitos ao verdadeiro traço antigo e com tecidos naturais. Ela emprega pelo menos 5 costureiras e não tem mãos para o tanto trabalho que tém.

Patenteou um tecido que usam para lenços porque foi esse que a mãe usava quando era nova. (foto acima, canto inferior esquerdo) Ela tém o original mas este Domingo não o encontrava para eu ver. Fazem saquinhos, malas, rodilhas, bonés, lindos aventais e xailes, ai os xailes. Eu deslumbro-me com aquilo tudo.

Foi à Dª Fernanda a quem eu telefonei na semana passada porque ia estar em Turquel no Domingo e será que ela conhecia alguém que tinha mantas de retalhos do antigo para ver. Ela imediatamente respondeu que sim e quando cheguei no Domingo estavam duas à espera para ver e ela mais a nora foram buscar mais duas que se encontravam no sotão e foram feitas pela a mãe da nora. Obrigada! Não só por a sua hospitalidade mas por a sua loja fantastica! E daqui a um mês vou ai espreitar a sua manta de retalhos que prometeu começar com os lindos trapos que restam das lindas roupas que fazem..

beijos

Idosos em Familia, Lda
Rua Manuel Coelho Guerra 32-Loja C
Edificio Mira Serra
2460-896 Turquel Alcobaça.
telef. 262915049

Artist Unknown

Este fim de semana fomos ao PNSAC (Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros). Conheço pouco esta area e quero ver mais e fazer lá caminhadas. Um sítio ABSOLUTAMENTE maravilhoso!

Levamos merenda e e comemos beira lago no Amarral. A minha amiga, Lena, mostrou-me 2 mantas de retalhos compradas na Feira da Ladra à um senhor que vendia (ainda vende?) as que a esposa produz. Os tecidos sugeriram-me que esta senhora gosta de cornucópias, e tecidos de padrões com animais e também musica. Eu acho que ela tem um bom senso de humor.

I find myself asking all my women acquaintances if they know of anyone with antique, vintage or quilts made by their mothers and grandmothers. I can´t wait to find my first one sewn all by hand. I know it is out there!

21/03/2007

strips..we are all connected

my basement hydraulic cement tile floor

It looks similar to the Milky Way pattern of the Seminole Tribe of Florida . In the early twentieth century, women began to make clothing with patchwork from fabrics traded with the whites. They designed brilliant, intricate and symmetrical patterns. Here is an exquisite example.

16/03/2007

com veia Alentejana :)

...« Às bonecas---não há ninguém que não saiba que as bonecas são as castanhas chochas que lembram pela concavidade barcos moliceiros-cuspia-se-lhes dentro e punham-se direitas sobre uma brasa. Era um regalo vê-las inchar como a rã de Esopo. A gente queria averiguar do sexo do nascituro de tal e tal mulher que andasse com a barriga à boca--- eu já sabia, mas o segredo guardava-o só para mim, que os meninos não vinham expressamente de Paris. Se a boneca dava estoiro, era rapaz; se se esfoirava, era menina.»

Cinco Reis de Gente
Aquilino Ribeiro

14/03/2007

3rd floor windows

Today I opened all of the third floor windows on this glorious, still winter day. This floor is the most degraded in terms of structure and needs fixing fast. This weekend I start the arduous task of washing the many windows (about 50) . They are in dire need of a good wash.

11/03/2007

Da Dª Sara

Obrigada Lu por me dares conhecimento da Dª Sara!

Ela faz mantas de retalhos. A manta de retalhos é feita de fazendas do tipo "strip quilt" ou manta de tiras (suponho) e estava metida numa caixa de papelão e cheirava a naftalina. Depois de admirar a manta e observar os tecidos que ela usou, coloquei a manta na caixa e não pensei mais nela. Este fim de semana quando trabalhava na minha, pensei na dela e no quanto ela é bonita. Hoje de manhã fui lá e pedi-lhe se ela me deixava tirar fotos à maravilhosa manta e ela depois de se rir e exclamar, mas a manta está por acabar, deixou-me fotografá-la e foi buscar outra que estava a fazer, tão colorida e também tão bonita. Estendemos ambas ao sol e falámos delas. E um dia destes estou convidada (fui eu que pedi :)) para uma demonstração de como se começa e executa uma almofada às tiras.

07/03/2007

nos meus pensamentos

A bébé de Viseu. O Eduardo Sá e Isabell Stilweel em podcast (vejam DIAS DO AVESSO) em defesa dos direitos desta criança. Ouvi o primeiro podcast na Segunda feira e desde então penso muito nela. Gostava era fazer algo por ela.

06/03/2007

mais

Strings and Triangles
machine pieced by
Anna Williams (70 years old)
Baton Rouge, Louisiana
hand quilted by Mary Williams
O Aquilino Ribeiro é de uma complexidade e côr. Eu esforço-me a ler a mesma pagina 3 ou 4 vezes mas estou a gostar muito.

(o Amadeu recorda que o pai foi expulso de carreira eclesiástica em Pinhel com Padre Serrão)

« E como o padre fosse brando de génio ou não se sentisse com unhas para lhe fazer a cara num bolo, advertiu Diogo de Magalhães que se não queria ver o filho desandar em rufião e tranca-ruas, tinha que lhe pôr o açaimo. Que o melhor era vir buscá-lo e submetê-lo, para começo de disciplina, ao conhecido regime do pau, pão e laranjas, que ele já não estava em idade de amansar potros

for Fatima ****

05/03/2007

good times

Gosto daqueles jantares com amigas em que cada uma traz algo. Sábado de noite foi na Patrícia e o menu foi:

queijo e brioche (Sandra)

chicken curry (Mary and Patrícia)

basmati rice (Everybody)

spinach with feta and indian spices (Daniela)

chocolate mousse with orange essence (Marina)

salame with raisins soaked in Port wine (Marina)

bolo de iogurte com Macieira (Bernadine)

laughter (todas:))

Eu estive encarregue de fazer o caril. It was a recipe that I tried twice before (based on one I found in Evasões magazine) but the pressure was on because Bernadine, (born in Moçambique but with origins of Goa) was there and she knows her curry. Por sorte, a Patrícia tinha uma mistura de caril que foi comprada num supermercado Indiano no Martim Moniz em Lisboa. That makes all the difference.

Caril de Frango

(para 4 pessoas)

4-6 peitos de galinha

azeite

cebola 1

1 maça reineta ralada ( A Bernadine usa vinagre para dar um bocado de acidez)

400 ml leite de côco

1 lata de tomate em pedaços

4 dentes de alho esmagados

*espiciarias ( caril ( the real stuff), coentros secos, açafrão, ervas de provence (pouquinho), piri piri (ao gosto), cravinho (2 esmagados) sal

coentros frescos

100 ml natas

1º Grelhar (lourar só dos dois lados) os peitos de frango e cortar aos cubos (isto é mais facil mas eu uso o frango inteiro cortado em bocados)

Depois na panela pôr em azeite a cebola (refogar). Adicionar a maçã e o frango. Adicionar as especiarias e alho (eu começo por adicionar um pouco de cada vez as especiarias e depois de adicionar o leite de côco vou provando e adiciono mais). Mexer e deixar cozinhar um pouco. Adicionar tomate. Mexer e cozinhar. Adicionar leite. Não cobrir. Deixar cozinhar e ir provando até satisfeito com o sabor. Deixe cozinhar pelo menos 20-30 em lume brando. Adicionar natas e coentros frescos e deixar cozinhar mais 5-10 min.

as cores do Aquilino

de Cinco Reis de Gente

(O pai de Amadeu traz-lhe um regalo do Porto)

« ....Também certo dia, em que eu não dormia e me deixara com febre, tendo inflectido pelo Porto, voltou com um pião imenso, de lata, colorido às riscas, com pança maior que um alambique. Movido pela corda interior, rodopiava no chão como bailarina doida. Tanto dava duas voltas e caía para o lado, esfalfado e aos rebolões, como dançava, piruetava e adormecia em seus volteios, parecendo nunca mais acabar. Muito tempo andou por cima dos armários. O Quinzinho, que tinha o génio do mal, pegou do martelo e esborrachou-o. Ficou a caricatura dum chapéu velho de inglesa. O pai Lóio descobriu-o no vazadoiro, e de lá o levou como lhe fizesse jeito para tapar um buraco na porta do cochino. »