26/06/2010

caldo

Ontem comi um caldo num restaurante perto de mim pertencendo a gente do Norte. Um caldo de hortaliça tendo ele sido engrossado com farinha. Fazia-me lembrar o caldo da minha avó Maria. Era aquele caldo que ficava depois de ela fazer o cozido á portuguesa tipicamente aos Domingos lá nos Estados Unidos. Era lá na casa de Tremont Street, nº 68 no 3º andar. Nós vivíamos no 1º. O caldo ficava muitos dias na mesma panela no frigorífico para quem depois quisesse subir e comer mais. Depois os meus avós quando mais velhinhos e para completar o círculo da vida, pelo menos para o meu querido avô, decidiram mudar-se para Paredes do Vale, a aldeia da minha avó. Quando os visitava ainda comiam o caldo à noite. Lembro me do meu avô às vezes deitar vinho tinto na tigela porque o caldo já tinha uns bons dias e começava a azedar. E sempre alguns bocados de pão de "ontem".

2 comentários:

Virgínia disse...

Que saudades tenho do meu bisavô a meu lado, a beber o seu caldo com vinho quente da tigela branca... Era um homem tão bonito. E o cheiro da sopa com vinho, o calor da cozinha num inverno gelado permanecem vivos dentro de mim. Espero nunca esquecer esta imagem.

Mais uma vez: obrigada :)*

Flora Maria disse...

Fez-me lembrar que meus pais também, às vezes, colocavam vinho na sopa. Talvez lembranças do que comiam em Portugal...

Beijo