31/10/2008

cor

nas Tintas Cin

Sintra

A escolha e compra das tintas para a nossa loja/galeria/salão de chá em Sintra não tem sido uma tarefa fácil. Quando há duas pessoas com dois gostos proprios (e teimosos) torna-se árdua concretizá-la. Há que fazer compromissos e chegar ao ponto de agradar, de uma forma ou outra, o gosto dos dois. Pois! mas o caminho é uma aventura ou tortura... depende da maneira com que se vê as coisas ou a disposição com que se está naquele dia.

Cheguei eu à conclusão que simplex é sempre melhor. Ainda há uma ou duas coisas que mudava mas claro são as «uma ou duas escolhas dele».

It´s cool. Vai ficar fixe.

Cor virtual:

my faves. Incrivelmente lindo os favoritos de Bruce Grant com os poemas que ele escolhe. Ele tem uma grande sensibilidade.

No One´s Home by Deb Hale. São imagens de uma antiga fábrica de tecidos em North Carolina, a Glencoe Mills, que vai ser renovada e dado novavida.

As Illustramês da Débora. (Ela também gosta de saloias :)

Os talegos da Suzi. Já tenho stock dela para colocar na nossa loja. Feitos com um cuidado especial e muito perfeitos, com forro em algodão branco. Então os que ela faz todos brancos são lindos! Uma ideia para uma oferta de este Natal. Talvez até vou dar algumas das que já tenho. Vou precisar de mais stock.

Este link da Elsa, trouxe me fotografias de quem espero ser o proximo presidente da minha outra terra, os EUA. (Às vezes tenho muitas saudades de lá.)

bom Domingo*

Trick or Treat

Trick or Treat Originally uploaded by Teyacapan
I love Halloween. :)

26/10/2008

orvalho ou bálsamo

Gosto tanto destas fotografias que tirei ao vir me embora de Paredes numa manhã de Outubro . Uma manhã com orvalho nos campos. Esta é a erva que talvez gosto mais, a pendeirinha. Segundo diz a minha mãe era a erva predilecta do gado que pastava nos campos.

Adoro a cor com que ficaram as fotografias, sem eu precisar de editar. Acho eu. Gosto muito.

orvalho

(do dicionario Priberam)

do Lat. * roraliu ros, orvalhos. m.,.

vapor de água que se condensa em forma de pequenas gotas, devido a um arrefecimento lento do ar, e se deposita de manhã e à noite, sobre os corpos expostos ao ar livre; chuva muito miúda;.

rocio;

fig.,

aquilo que refrigera, consola;.

bálsamo

bom fim de semana*

gostos que gostariamos

gravura popular do Alentejo

Panorama, 1942

Eu gosto de arte popular e artesenato. O Luís gosta mais de fotografia seja ela antiga ou moderna. Já concordamos que eu escolho o artesenal e ele o moderno para as exposições que gostariamos muito de ter nesta sala e pelas outras salas da nossa futura loja/pequena galeria/casa de chá em Sintra.

20/10/2008

um outono da minha vida

Maria em Fatima

folhas de flores

Os meus pais e avó regressaram para os EUA. *suspiro* Para o ano repete-se.

13/10/2008

Lara

Trouxe a bonequinha comigo para Paredes. Provavelmente sera a minha ultima visita a Paredes este ano mas ainda gostava de vir mais uma vez no inverno.

Para a boneca eu era para fazer uma saia comprida da fazenda em cinzento , um avental verde de riscas e um lenco bordeaux. Mas veio aqui a Lara, uma menina com oito anos e filha da Rosa e comecou a estilizar a saloia e dizer que a faixa de tecido para fazer a cinta para o avental ficava bonito como lenco. E tambem achava que a fazenda fazia umas calcas bonitas. Riu-se porque achava que o cabelo cor de rosa era diferente "Elizabete, nos nao temos cabelo cor de rosa". Gostei tanto de a ouvir falar das minhas bonecas e mexer nos tecidos e vela pensar muito seriamente no assunto Entao ficou assim como ela descreveu. Esta pronta para ir de ferias a Paris.:)

(peco desculpa pela falta de acentos)

09/10/2008

fruta

Deliciosos cozidos. Descasco, corto aos bocados e depois de cozidos adiciono açucar moscavado e limão.

08/10/2008

dia e noite

Andamos nas corridas todo dia com as obras, ora para ali, ora agora para aqui. A casa está um caos, mais do que é o normal. Mas acredito que tudo vai correr bem nesta fase. Ainda assim sempre à noite mesmo muito de noite e ainda que seja só meia hora guardo-a para coser.

05/10/2008

obras

As cores para a loja foram escolhidas e inspiradas por estas imagens que encontrei aqui. «são ascores que também encontro no inverno aqui.»

boa semana

04/10/2008

the art of adornment

A full-blood Omaha Woman Digital ID: 92328. New York Public Library

A Full Blood Omaha Woman, North America

from the New York Public Library Digital Gallery.

A Negress of Bahia. Digital ID: 1105126. New York Public Library

A Negress of Bahia, Brazil

from the New York Public Library Digital Gallery.

Mulher de Maia, Portugal

by Joshua Biel

early XX century

International Art Collection UNKNOWN PHOTOGRAPHER Papari woman, Darjeeling 1880s albumen silver photograph image 26.9 h x 20.8 w cm Accn No: NGA 2007.81.151 from the National Gallery of Australia.

I have started collecting images of portraits (mostly women ) with adornments. It is so interesting to see the differences but even more fascinating comparing the similarities in these portraits. And most of all, the beauty of them. At this point I am collecting mostly older portraits and would eventually like to expand to more modern times.

My interest in these comes from on the one hand the part of me that loves ethnology and anthropology and the other more practical part that comes from working in a small family business that follows the process of the making of an adornment to the retail sale of the art piece.

I had an aunt in Boston that sold Navajo art pieces that she bought directly from artists. I imagine her buying from Indians such as Mamie Deschille. Exquisite pieces made with turquoise, silver and onyx. I have begun reading about adornment, mainly about the filigree process in Portugal. In his ethnography collection Rocha Peixoto speaks a bit about the history of adornment and the use of precious metals. He uses intriguing words like seduction, power, luxury and worship that are associated with this art of adornment. I will talk more about this in later posts.

Mais: Welcome/ Bemvindo á Teresa Perdigão e o seu recente e enriquecidor blog a coisas são como são. Definitivamente faz parte do meu roteiro diário de blogues.

Muito obrigada à Micheliny Verunchsk pela a minha inclusão no seu artigo sobre a migração num mundo com blogues. Podem ler o artigo aqui. Foi escrito para a revista online da Itaú Cultural, a Continuum.