01/01/2008

ainda há saloios?

Ontém há noite, a melhor programação para acompanhar as entradas do novo ano, calmo e com a família foi de longe, o filme/documentário Ainda há pastores? do Jorge Pelicano. O conteúdo, a imagem, as histórias, tudo uma lufa de ar fresco ao habitual programação da TV.

Há algum tempo penso em criar um blogue de fotografia para descobrir para mim o sentido saloio, já que eu proclamo ser uma saloia. Terra Saloia: Um ano de imagens é o título desse blogue. Não pretende ser scientífico este olhar ao meu redor. É apenas o descobrir com uma maquina de apontar e disparar este sitio onde decidi para já arraigar raízes.

Please join me as I begin a year in images in a challenge to myself to discover what is saloia. Through my new blog Terra Saloia: Um ano de imagens I will do what I have wanted for some time to do.... know this place where I have planted new roots through the eye of a point and shoot camera.

Thank you for joining me.

3 comentários:

Zé Miguel Gomes disse...

Vou ver o blog... Venho já ;)

Anónimo disse...

Sugestao de leitura:
Verifique num dicionario etimologico, mas julgo que a palavra "saloio" vem do arabe. Ha muitos anos li um artigo do arabista David Lopes sobre o assunto. Os "saloios" eram os camponeses muculmanos que trabalhavam as ricas terras dos arredores de Lisboa. Procure na biblioteca nacional ou, melhor ainda, na biblioteca da ajuda (sempre e mais bonita, e tambem tem mais sossego) os trabalhos do David Lopes. Sera um bom comeco...

Maria Fernandes, emigrante portuguesa nos USA

saloia disse...

Maria

muito obrigada pelas dicas...hoje por acaso estive a pensar "o que é que eu estava a pensar ? Espero que corra bem!

bjs
e obrigada pela visita.