26/03/2007

Confecções Regionais

A loja da Dª Maria Fernanda Conceição Luís em Turquel, Alcobaça é uma perdição para mim. Com tecidos bem Portugueses faz trajes folclóricos para grupos de dança em Portugal e pelo mundo fora. Muitos grupos são federados e isso implica que os costumes tem de ser feitos ao verdadeiro traço antigo e com tecidos naturais. Ela emprega pelo menos 5 costureiras e não tem mãos para o tanto trabalho que tém.

Patenteou um tecido que usam para lenços porque foi esse que a mãe usava quando era nova. (foto acima, canto inferior esquerdo) Ela tém o original mas este Domingo não o encontrava para eu ver. Fazem saquinhos, malas, rodilhas, bonés, lindos aventais e xailes, ai os xailes. Eu deslumbro-me com aquilo tudo.

Foi à Dª Fernanda a quem eu telefonei na semana passada porque ia estar em Turquel no Domingo e será que ela conhecia alguém que tinha mantas de retalhos do antigo para ver. Ela imediatamente respondeu que sim e quando cheguei no Domingo estavam duas à espera para ver e ela mais a nora foram buscar mais duas que se encontravam no sotão e foram feitas pela a mãe da nora. Obrigada! Não só por a sua hospitalidade mas por a sua loja fantastica! E daqui a um mês vou ai espreitar a sua manta de retalhos que prometeu começar com os lindos trapos que restam das lindas roupas que fazem..

beijos

Idosos em Familia, Lda
Rua Manuel Coelho Guerra 32-Loja C
Edificio Mira Serra
2460-896 Turquel Alcobaça.
telef. 262915049

23 comentários:

. disse...

E aqui esperamos pelas fotografias :)

saloia disse...

deve ser o meu português tão bem escrito que encanta! :DDD

Eira-Velha disse...

Bom dia!
Um fds em grande, heim?
Há gente maravilhosa, por este Portugal fora...
No Minho também :)
Bjinho...

saloia disse...

:)*

pois há...em Coimbra também!

bjs
Mary

Anónimo disse...

Isto é que é Serviço Público :)*

sara aires disse...

Parece-me que tenho que tenho que ir a Alcobaça... ;)
Obrigada Mary por divulgares um espaço assim. São cada vez mais raros e é uma pena. Devíamos organizar um roteiro como a Rosa fez com as retrosarias Lisboetas "Crafty Tour of Lisbon" -no Flickr, mas mais abrangente, por esse Portugal fora...

Ah! Hoje é dia de "enviar" ;)
Espero que gostes.

Beijinho

daniela disse...

Fantástico não sei onde tu vais sempre descobrir essas coisas :)
e a tua manta já acabaste?
bjs
daniela

♥ tm disse...

Que saudades de ver estes lenços....
Fiquei com imensa vontade de ir a Alcobaça. Obrigada

saloia disse...

:) ainda bem!

DAniela...acho que passei o "impasse"com a manta :DD
bjs

Anónimo disse...

My goodness, quero apanhar um aviao e ir ja ja ja (excuse my lack of acentos!)thank you for spreading the news x

Ana Lucia Pires disse...

Olá

Unknown disse...

Olá

Ana Lucia Pires disse...

Olá. Sou do Rio de Janeiro e danço num Grupo Folclórico Português. Estamos precisando comprar uns lenços desses que aparecem na loja "idosos em família. Alguém sabe me dizer quanto custam?
Abraços, Ana Garrett

saloia disse...

Querida Ana

Estes custam a volta de 30 euros sem transportes...Agora há mais baratos e mais caros...o melhor é mandar um mail ou contactar a Fernando ou Antonio José

bj

Mary

isabel disse...

Que texto extraordinário, que informação tão detalhada e que...inveja!

Áurea disse...

Gostei imenso de ver a tua casa neste blog. Bonitos tecidos, estás a dar a conhecer turquel e muito bem. Parabens Fernanda. Vai em frene. Que Deus te ajude.

Ana Anselmo disse...

já apontei no meu livrinho de moradas de lojas especiais a visitar....se puderes dá uma vista de olhos nos meus dois blogs, gostava de ter a tua visita.
bjs e mais uma vez obrigada
Ana

Manuela Andrade disse...

A loja é fantástica! Fui atendida pela D. Celina (muito simpática e eficiente). Deixei logo trabalhos encomendados para o rancho a que pertenço. Os trabalhos são muito bem executados. Parabéns aos donos! Parabéns também à "A Saloia", pois este BLOG é fabuloso.
Cumprimentos

Unknown disse...

Muito boa noite

sou directora de um rancho folclórico, e normalmente em todos os festivais temos de entregar uma fita com o nome do festival e a data do mesmo. Este ano decidi que gostaria de por algo mais nas fitas por exemplo um barco rebelo visto que representamos o Douro Litoral. Gostei muito do seu trabalho e gostaria de saber se este é um trabalho que pode executar e o orçamento do mesmo. Precisamos de 4 fitas para dia 10 de Setembro de 2016.

rafaela.fonseca12@gmail.com

maria gabriel disse...

Boa tarde gostaria de encomendar um tecido será que mandam pelo correio e como pagar?

Unknown disse...

Boa tarde gostava muito muito comprar o lenco amarelo com bara castanha e quero saber o preco coomo poso comprar? Obrigado
Trimitem

Unknown disse...

Boa noite gostava de comprar o lenco amarelo com a bara castanha e o preco ? se ainda e disponivel obrigado i

Fabio Vaz disse...

Boa noite, gostaria de saber se há para venda e o preço daquelas camisolas de manga longa, feitas em malha de algodão (de cores escuras ou cinzentas), que eram utilizadas por baixo das camisas masculinas de riscado, em alguns trajes de trabalho, poderiam me enviar uma foto?! Fico no aguardo de vosso parecer