


I finished ten blocks.
Este fim de semana fui a Beira Alta (well, sort of) ... e levei a minha maquina de costura.
Ando por muitas semanas a lavar, amar, secar e passar tecidos que adquiri de uma fabrica de lanificíos em Mangualde. Durante este tempo tenho pensado no que queria fazer com elas. Recordo (alias nunca saiu da minha cabeça) este saco e mais recentemente este *post e ainda esta história por detrás deste lindo quilt. Mas acho o que mais me inspira é este sitio. Comecei e agora não quero parar. Cosi á maquina quatro paineis e quando a agulha perdeu a sua força cosi mais um painel á mão.
Estou feliz por começar esta manta de retalhos e começo a pequeno por fazer um mini quilt para bebé. As cores podem parecer um bocado escuros ( not to mention saloios e a luz das fotos não muito boa) mas acho que o rebordos á volta dos paneis de retalhos em azul cobalto ou petróleo e magenta darão-lhe mais vida. Esta ideia foi a Sandra (expert em mistura de cores) que me deu depois de mais de uma hora de conversa á volta dos squares e os varios tecidos que tenho para este quilt. Quando cozer os 18 ou 20 paineis iremos as duas jogar o puzzle dos quilts!Excelentes links para ler sobre o movimento SIM.
E via Planeta Hilda ouvi uma entrevista de Maria Flôr Pedroso (13/01/2007) com Dr. Albino Aroso para ouvir em podcast na antena 1 (escolher o programa Maria Flôr Pedroso).
E de propósito o Mercado da Ribeira fez 125 anos ontem.
Acho que as nabiças são subestimadas na cozinha e talvez seja por caso da sopa de nabiças (embora eu gosto muito). Aquele sabor amargo, vinagrado da terra é divinal! A minha sogra disse- me que as nabiças fazem um excelente esparragado, ainda melhor do que a minha verdura amada os espinafres. Tenho que testar esta constatação :). O que é certo é que no outro dia quando comprei nabiças (é agora a sua estação) tinha vontade de fazer sopa, mas depois mudei de ideias quando precisava de um acompanhamento para o almoço. Tinha alho francês, uma lata de tomate e as ditas nabiças. Estufei-as!
para 4 pessoas:
1 molho fresquinho de nabiças
1lata de tomate em pedaços
1 alho francês pequeno
2 dentes de alho
3 colheres de sopa de azeite do bom
sal
Deita-se numa frigideira o azeite. Adicionar o alho bem cortado ao azeite quente. Depois de meio minuto adicionar o alho francês (cortado fininho) e deixa-se cozer até ficar mole e translucente. Adicionar o tomate e deixar cozinhar durate 10 minutos. Depois adicionar as nabiças que foram lavadas e cortadas as caules e depois corta-se a nabiça ao meio. Eu gosto de passar uma toalha limpa pelas nabiças para tirar a bem a agua porque depois ao cozer deixa muita agua. Adicionar sal e deixar cozer até a nabiça ficar mole.
Simple and delicious.