28/12/2005

Preto e Branco e Cinzento

Sim, ela é comica, não é nenhum modelo, mas eu adoro -a. Tem imperfeições...coxas com celulite e meias brancas, uma barringinha...olhos tortos e boca tambem. Um vestido feito de um tecido áspero que quando o vi, perguntei "O que faço com isto?" Tinha sido uma oferta da Lici quando comecei a fazer bonecas. Preto, branco, castanho, acrilico e poliester....ai ai.

Depois, um dia o Luís viu o tecido e ficou feliz e proclamou...."Olha, o tecido do antigo robe do meu pai! Eu adorava aquele robe." Mas isto era de um robe? "Sim." ....... Oh, wow.

Fiz a boneca numa altura em que nem tudo era preto e branco. Havia muito cinzento. Alias como hà sempre quando os meus pais ,todos os anos,regressam para Boston. Mas sem parecer muito "philosopher" só digo que o que comecou com só uma cabeça esmagada, oval em bico e abandonada por umas semanas ganhou vida com aquele commentário do tecido...do tecido feio que agora parecia-me bonito e que ficava bem com esta cabeça espalmada, elegante. Pernas branquinhas como as da minha avó. Lenço saloio. Brinco de um berloque da coleçaõ da minha querida tia Susie, um coração botão-joia e mais um pregador verde lima seco tambem da coleção da Susie.

É estranho ver tanto simbolismo numa boneca? Acontece que quando sinto falto de algo como a minha familia, especialmente nesta altura, ajuda que todas as manhãs quando vou à minha sala vejo ela em toda a sua esplendor com aquele vestido concebido com ajuda do Luís.

Luís, o homem que outro dia quando organizava o quarto, e encontrei umas meias brancas, de poliestere, finas...aqueles que usam os velhinhos... junto aos tenís pretos...pensei...."Nice, very nice.... " **

9 comentários:

Anónimo disse...

saloia umas festas flizes nao deixando de te desejar um ano cheio de alegria e amor para ti e o luis.
agora tambem quero deixar aqui que o amigo ventor disse no seu blogger uma fraze que se passa comigo e talvez com mais alguem,
de nos muitas das vezes nao enfrentar alguns assuntos derivado a cometer-mos erros vivo nos estados unidos ha 36 anos e o meu portugues e pessimo mas vamos enfrentando as nossas consequencias fliz ano novo

Living Place disse...

Oh querida Mary, sabes ontem estive com a Sandy e a Licy e abracei-as com o meu coração.... aiddna sinto o calor do abraço... e agora quando aqui vim, olhei para a boneca e disse: Epá não parece nada da Mary.
Depois li o texto e quase chorei.
Ampliei a foto e reconheci o tecido do lenço da Saloia... mas não me lembra o que era, mas é familiar, muito familiar.
Bigada Mary.

Anónimo disse...

tão linda tão linda!

Anónimo disse...

Ena, que liiindaaa!

E o mocinho lá atrás também... ;)
(Tenho saudades vossas.)

Titá disse...

Desejo que o ano de 2006 seja a tua melhor colheita de sempre. Que te traga uma vida cheia de côr, aroma, textura e em resumo, a maior das felicidades.
Que todos juntos, consigamos fazer de 2006 um ano de paz!

fotArte disse...

Olá saloia,
Obrigado pela visita. Não, na verdade não sou aquele que está no Museu, em Sintra.
Gosto muito de Sintra, mas nunca fiz nenhuma exposição naquela Vila.
Um Feliz Ano Novo também para ti ;)

Anónimo disse...

Como fui aqui caluniado, penso ter o direito de resposta!!

Eu só uso meias brancas com ténis pretos quando jogo futebol e não é sempre! Ainda ninguém (a saloia) me comprou umas meias desportivas de tonalidades mais escuras...

saloia disse...

OH,I see....it´s my falult you use those lovely socks?

Vamos lá ver o que trazem os reis então de presentes ;))

love

Unknown disse...

Realmente uma saloia para guardar junto do coraçao!