14/09/2008

sou Bemposta

Quatro dias à Norte. Porto, Braga e terras da Maria. Disseram-me que sou parecida com a minha bisavó, Maria. A minha bisavó era conhecida por Maria Bemposta por ser de um pequeno lugar com o mesmo nome. Bemposta, um lugar do Vale, a freguesia a que pertence Paredes, terra das minhas mulheres. Eu já sabia que a minha avó, Maria, também era conhecida por ser a Bemposta..

Somos as 3 Marias.....Bempostas.

5 comentários:

ana lebre disse...

:) e eu 3 dias de festival, acabou agora.

Anónimo disse...

No doubts about it my dear Maria Bemposta!!!

Teresap disse...

Am Trás-os-Montes há também uma localidade chamada Bemposta, onde, de 24 para 25 de Dezembro, se faz um leilão de ofertas em dinheiro. Quem vencer,oferecendo o valor mais alto, será o escolhido para levar a máscara do Chocalheiro.

Obrigada pelo link que me enviou. "Era bom que trocassemos umas ideias sobre o assunto" (parafraseando, Mário de Carvalho), não acha? Em Portugal também há iniciativas interessantes no campo do artesanato. Conhece, por exemplo As Capuchinhas de Campo Benfeito, Castro Daire? Vale a pena!
"Era bom que trocassemos umas ideias sobre o assunto"...
http://www.soroptimistportugal.org/WWSFPrize2007.html

Anónimo disse...

:)
(adoro histórias de mulheres:)

Biblioteca Torga disse...

Corrigindo a informação que aqui está sobre uma aldeia chamada "Bemposta" [post de Teresap] e a sua tradição da máscara do Chocalheiro - não é de 24 para 25 de dezembro que se faz tal espécie de leilão (esse direito a vestir-se de Chocalheiro - máscara de madeira e fato -, é assim, de certa forma, comprado e reverte para a igreja da comunidade, enquadrado numa festa religiosa como tantas há na zona neste período - as festas solesticiais. Há 2 momentos: um é de 25 para 26 de dezembro, dia de Santo Estêvão (a licitação acaba à meia-noite) e outro na passagem de ano (a licitação, que na localidade se designa por "as mandas", acaba à 1 da manhã já do dia 1 de janeiro). Vide: Museu Ibérico da Máscara e do Traje, em Bragança - http://museudamascara.cm-braganca.pt/PageGen.aspx?WMCM_PaginaId=28261