Em Vila Franca de Xira chegou a altura do Sr. João fechar a sua mercearia. Está quase vazia, há alguem interessado nos lindos moveis e para ele com mais de oitenta anos chegou a altura de descanso. Mas parecia-me que ele ainda tinha mais uns anos para dar!
17 comentários:
Que pérola, Mary! E que pena...
uma pena!!
Deveria haver algum projecto municipal para manter vivos esses locais....enfim, vamos ficando todos iguais!!!
Tenho uma amiga norte-americana que comentava;
- pois, isto é já tudo mais ou menos igual. Passear pelas baixas das cidades é quase igual em Portugal e nos estados unidos. Vés a venda praticamente as mesmas coisas...
Eu acho que ainda nao é bem assim...mas para lá caminhamos.
love.
beautiful photos.
sad end.
*
E eu adoro a balança da foto!!
Oh ... Que tristeza ! Venho cá, de vez em quando, dar uma vista de olhos nas fotos (sempre lindas) e ler os textos (sempre muito bem escritos) ... É sempre um momento especial para mim, francesa de origem portguesa, que vive longe mas que ama tanto esta linda terra portguesa ... Obrigada por estes momentos !
:(
é tão triste quando fecham estas coisas:(
obrigada pelos comentários
welcome ana rosa e instantanés :)
e sim fico triste não só pelo fecho de mais uma loja de comercio tradicional mas principalmente pelo Sr. João porque acho qe ele vai sentir falta da sua loja...
xoxo
mary
A evolução dos tempos.
O mundo moderno não se compadece com estas coisas.
Felicidades
Eu concordo com a Ana, deveria de haver um projecto de apoio á recuperação e preservação do comércio tradicional e das lojas, em setubal vi uma série delas trsnaformarem-se em lojas chinesas e de roupa da moda sem qq problema em deitar a baixo anos de histórias para contar :( Fico triste!! Tens alguma ideia de como poderiamos fazer alguma coisa nesse campo? Estou pronta a ajudar! Bjis
carla,
eu vejo aqui uma oportunidade de negocio para jovens...definitivamente há um niche do mercado português e em sitios de turismo uma procura a estas lojas.
há apoios via o centro de emprego(emprestimos de juros baixos com bom prazos e alguns a fundo perdido).
Até me aptece ter uma mercearia destas! (os meus pais tinham uma loja em Boston com produtos portugueses importados quando era jovem!)
bj
mary
...em Sintra seria um sucesso uma mercearia tipo antiga (talvez sem os produtos agricolas que se estragam etc) mas uma loja "gourmet" mas com os produtos antigos e modernos portugueses.
infelizemente só se vê (a regra)lojas sem imaginação...parece tudo igual com gostos questionaveis..
Enfim, precisamos de mais lojas como A Vida Portuguesa, Arte da Terra, Feitoria...etc... e divulgação muita divulgação no postos de turismo por exemplo.
Mary
curioso descobrir por aqui que a mercearia vai fechar...sendo de vila franca, noto há muito o seu fim anunciado! As velhas drogarias da cidade também parecem dizer adeus...
Pois é infelizmente tudo tem um fim, mas fica sempre a recordaçao.
Engraçado o nome da mercearia faz-me lembrar o tasco do "Zé do Porco" que havia cá em Barcelos, nomes que ficam na Historia das nossas terras, beijinhos Cristina C.
Olá Mary
manda-me a tua morada tive de privatizar o meu espaço e gostaria de te convidar para que o posso ler sempre que queiras.
sofiaquintela@hotmail.com
muito triste com o teu comentario. nao estava a julgar ninguem pelo seu blog a nao ser eu propria. o que queria dizer era que a vida nao e cor-de-rosa e que naquele momento nao me fazia sentido falar dos meus filhos, da vidinha ou de assuntos que no momento me interessam e que nunca os mencionei, o livro que estou a ler 'cradle to cradle' sobre ambiente e como tudo me pareceu insigficcante naquele dia devido a um documentario televisionado.
triste por me teres julgado e atacado quando nao mencionei nem sequer outros blogs.
decepcionada!
Sonia
Percebo e só posso dizer que entendi que estavas a falar de ti própria quando li o teu poste uma segunda vez depois de escrever o meu comentario.
Por isso peço desculpa.
Mary
Que belas fotografias, Mary.
...
E que triste tudo isto...
Enviar um comentário