23/04/2007

A Rodilha no Séc. XIX

No século dezanove, M. Jules LeClerq escreveu um artigo, Une Semaine a Lisbonne, para a revista etnológica francesa Le Tour du Monde. Neste artigo existe uma gravura lindíssima que tinha que partilhar com vocês, de varinas, uma das quais usa uma rodilha na cabeça. Mais uma vez uma imagem encontrada pelo Luís na sua pesquisa e compra de imagens antigas de Portugal.

Já perdi conta do número das vezes que ouvi esta reportagem do programa Woman´s Hour na BBC Radio 4. Nela, a repórter Tania Katenjian fala com a Diane Mott, a curadora do San Francisco Museum of Fine Arts sobre a afamada exposição no Estados Unidos dos Quilts of Gee´s Bend. Uma coisa que ela disse fez-me lembrar o porquê de ter magia um simples objecto como uma rodilha. Ela diz « ...people respond to these quilts....because there is a sense of work, sweat, family, hardship...» Para mim a rodilha representa isso. O trabalho da mulher. Não sei bem a origem da rodilha mas sei que a mulher portuguesa transformou este objecto (aquelas que podiam) numa peça de artesenato com cores e padrões bonitas e orgulhosas para alegrar o seu dia a dia, muitas vezes difícil.

Mais rodilhas: Encontradas pela Natacha em Viana. Lindissimas.

e as lindas e coloridas da Daniela

5 comentários:

nat disse...

Gosto muito da origem das coisas, sabes. E pensar na amiga dos meus pais a carregar o fogão escada acima à cabeça 3 andares fora, comove-me. Recuperar as rodilhas e ter uma em casa com o bule de chá (que ideia tão boa!), é ter um pedaço da História das mulheres comigo :)
Obrigada por fazeres coisas tão bonitas, as partilhares com todos e ainda me mencionares aqui :)***

saloia disse...

:)**
Mary

Clariarte disse...

Amiga já podes ver as fotos das rodilhas da tia Zézita, já estão no blog
Bom fim de semana
Beijocas
Clarisse

Imaginário disse...

na procura de imagens do séc xix!temos um trabalho de ilustração para fazer não é possível consultar na net as imagens que o Luis recolheu?

saloia disse...

esta imagem é nossa.. procura que tipo de imagens?

Mary