06/10/2009

comendo caldo

Mulher Comendo Caldo

Universidade do Minho

Ainda antes da Saudade abrir queria comprar um banco como o da fotografia acima, mas não ficava do nosso orçamento. Compramos este. Também lindo! Agora tenho planos para um atelier (na nossa casa) meu só para bonecas, mantas, e afins de retalhos que vou fazendo no meu tempo livre.

Estive a falar com uma cliente da Saudade sobre estes bancos. As pessoas falam-me muito sobre os avós e o passado na Saudade. Oferecem-me toalhas de renda e naperões. Querem que eu lhes arranje tapetes feitos de trapilho como tinham as avós. Então falámos de um banco que pertencia à avó da cliente e do qual ela se lembra tão bem, e do "seu lado marcado", do seu lugar, que quando outro membro da família estava lá sentado e se a avó entrasse em casa aquela pessoa tinha de se leventar e a avó lá ficava em frente da lareira no seu lugar de matriarca.

Esta senhora que me contou esta história também me revelou qual o nome destes bancos em Trás-os-Montes, mas não me lembro. Alguém conhece? I love Saudade......

E ontém na Saudade tive a visita da linda Diane e família (já é a segunda visita dela* vinda dos lados da Serra da Estrela). Quando vejo as suas três meninas, faz-me logo lembrar de mim e das minhas duas manas. Gostei tanto do carinho e força que me deu. Obrigada*

11 comentários:

Andreia Vidal disse...

que bonito o teu trabalho e a tua dedicação ás nossas tradições.
Espero que tenhas muito sucesso.

Andreia

maman xuxudidi disse...

E eu fico tão feliz de ler-te. Ler que nos teus tempos livres vais te dedicar aos teus retalhos, as tuas lindas bonecas e que " A Saloia" também não foi esquecida. As tuas páginas fazem-me falta. Bem hajas Mary:)

Unknown disse...

chamam-se "escanos" :)*

Rita disse...

mas quem é que não ama o Saudade? :)
muitas saudades.. já encontraram todos os bilhetes que escondi? eram uns 5 ou 6! ahah :)

beijinhos a todos

saloia disse...

Rita linda!

Quero acesso ao teu blog ;)

We found your sweet notes yes!

Esperamos que esteja tudo bem contigo..

visit us.

Mary

Unknown disse...

Em casa dos meus avós, em trás-os-montes, há um escano igualzinho ao da foto(com mesinha ao centro e tudo).Havia sempre guerras com os primos para arranjar lugar às refeições.
Agora adoro estender-me lá ao comprido...
Bjos p Mary e Luis
Vejo sempre o vosso blog
Um dia iremos à Saudade
Rita (colega fac.letras)

mansuetude disse...

some beautiful photos!

here and on other posts.
thank you.

Carla P. disse...

Exacto,são escanos :) E muito característicos. Em casa da minha avó também há um,de frente para o lume.Também havia guerras pelos lugares...

O GATO disse...

eraOlá
Daqui o Gato, sim o seu cliente das minis Sagres.
Gostei muito do seu blog é muito bonito assim como o seu café, espectacular um beijinho até amanhã

Isilda disse...

Em Trás-os-Montes, esse banco chama-se escano.

Totoia disse...

Olá Saloinha, o à volta das letras registou os momentos agradáveis que passou na saudade nestes blogues:

http://cincoquartosdelaranja.blogspot.com/2009/10/cafe-saudade-em-sintra.html

e

no À Volta das Letras.