24/01/2009

the art of adornment

Taos Woman

North America.

by Edward Curtis, 1905.

Komi Girl.

Ruthenian Woman.

Ellis Island, c. 1906.

from the New York Public Library

Laplander Woman from Finland.

Ellis Island

c.1906-1914.

Fellah Woman,Egypt.

c. 1902.

New York Public Library Digital Collection.

Dutch Woman

Ellis Island, 1906-1914.

from the New York Public Library

Este é o meu segundo post sobre a arte de adornar para mostrar e falar (muito ligeiramente) do lenço como adorno. Há duas semanas atrás vi um programa que falou do povo de Komi. Uma mulher Komi mostra orgulhosamente os lenços antigos da mãe e avó e explica que gosta de andar bem vestida e que tem vaidade. Ao examinar a beleza dos lenços russos (muito parecidos com os nossos portugueses) percebe-se que a sua função não é só de proteger ou esconder mas sim, de embelezar.

Mulher Portuguesa

Vianna do Castello (Viana do Castelo)

Sec. XX

Woman from Kursk.

1835.

Russian Bourgeois Woman. 1876.

Bambara Woman, Senegal.

1853.

10 comentários:

ana lebre disse...

:):):):):)

Anónimo disse...

Que lindas Mary!
Bom domingo :)

micheliny verunschk disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
micheliny verunschk disse...

Sabe Mary, adoro usar um lenço. Tenho vários. Acho que combinam comigo, me deixam mais feminina. Infelizmente descobri essa semana que um dos mais queridos sumiu misteriosamente. Também, depois de tantas mudanças há que se perder alguma coisa...

bj!

MariaCareto disse...

adorei este blog - já o adicionei aos favs

continuação de boas pesquisas

Anónimo disse...

Gostei deste post, deixou 'água na boca'.
Também vi um pouquinho desse programa quase precisamente na altura em que a tal senhora mostrava os seus dois enormes, e muito coloridos e lindos lenços.
Um deles que já tinha sido se não incorro em erro da mãe da avó.
O que achei notável, foi a parecerem novos, imagino os cuidados que tiveram com eles sendo uma cultura intenerante num local tão agreste e de pastoreio de renas.
Engraçado que quando ela os mostrou lembrou-me de repente as cores dos lenços dos trajes regionais, principlamente nortenhos e florais portugueses.
Gostei da variante dos lenços que mostras aqui.
Uma recolha muito bonita.
Vou estar atenta a este assunto, para te enviar informação que encontrar.
SP

L. disse...

Post maravilhoso!

Anónimo disse...

Fantástico!
Primeiro adorei logo o nome do blog! Depois encontro neste post alguem que, como eu, se interessa por este objecto de adorno lindo que são os lenços e afins! Este teu trabalho de recolha é muito interessante.
Depois um outro objecto lindo as rodilhas.
Vou continuar a ver o teu blog e adicioná-lo ao meu novo blog.
Já agora gostava que visses e comentasses.
usarte.wordpress.com
Tenho também andado às voltas com um livro que se chama "Mulheres do meu país " da Maria Lamas, 1948.
E claro na grande, grande maioria das fotos, as mulheres estam de lenço ou de capa! Sim porque há 50/60 anos atrás era o normal. Hoje em dia há muito a ideia que usar lenço é para as saloias ou para as muçulmanas, aquelas que não o podem tirar! Discordo completamente desta ideia! Ele é um adorno lindo e super útil. Acho que temos assunto para continuar e quando tiver fotos do livro digitalizadas envio.
Estou muito contente !
Sofia

saloia disse...

sofia

fantastico! fico super feliz!!
:D

saloia disse...

http://saloia.blogspot.com/2008/05/livro.html

Sofia

também tenho esse livro

:)*