Picking up the pieces tem um duplo significado em inglês. Para alguns dos blocos desta manta que vou fazendo, apanho o desperdício do chão para construir outros blocos. São os pedaços (e agora as linhas) que corto para endireitar a peça que coso (embora o meu trabalho pareça sempre torto). Vou construindo algo imprevisível. Procuro o equilíbrio da peça.
26/12/2010
25/12/2010
12/12/2010
Cresci numa família minhota. As famílias minhotas são lixadas por não largar as «raízes» das árvores da serra e das tradições e costumes criados lá no isolamento da montanha. Transportam isto tudo para longe. Acreditem que não são famílias perfeitas, longe disso, muito longe. Eu tenho saudades de não saber muito sobre a historia da minha família e todos os seus membros. É estranho para mim que os meus pais não falam ou simplesmente não se lembram, não tem recordações (fotografias, artigos da casas antigas) da história pessoal de ambos lados da família. Isto é importante para mim. Olho para outras famílias com estas coisas e causa-me uma certa tristeza eu não as ter.
Já lá vão quase dez anos que não passo um Natal nos EUA. São muitos. E quase cinco anos que não vou aos EUA. Tenho uma sobrinha nova para conhecer e outros sobrinhos para reconhecer. Tenho conversa para pôr em dia e sítios para visitar. Enfim, o meu bem estar depende disto. Mas isto tudo é uma dependência saudável. Tem cura.