Tenho pesquisado o Flickr por rodilhas de outros países. Estou a adorar e admirar o trabalho e a condição da mulher no mundo que vem até mim em imagens. Para mim, em ferías no Minho ter de ir à fonte buscar agua no cântaro era como brincar mas sabemos que a realidade por muitas mulheres e crianças, sim porque são elas que transportam à cabeça e ao colo e nas muitas maiorias dos casos, é por vezes uma questão de vida. Mas, eu estou aqui como uma observadora amadora, ingenua, sortuda porque a minha agua vem por gravidade e por uma torneira até casa, (excepto a agua que vou buscar à fonte de carro). Mas ao ver esta noiva na India só posso dizer que fico pasmada (in awe of her).
Que linda foto!
ResponderEliminarEm Angola, as "zungueiras" andam com os filhos às costas embrulhados nas lindas capulanas e com alguidares cheios de frutas ou outras coisas empoleirados na cabeça. É cá um equilíbrio...
Imagem linda!
ResponderEliminarAi que maravilhosa foto.
ResponderEliminaros ricos panejamentos.
Os adornos.
O cantaro.
Que maravilha.
Vou pesquisar uns livros que tenho, penso que te interessará muito do material escrito.
Beijo
Sandra
Que foto maravilhosa, Mary!!!! Uau!!!!
ResponderEliminarHay tantas realidades en el mundo, que nunca terminaremos de descubrirlas.
ResponderEliminarSiento un respeto reverencial por quienes viven en condiciones tan difíciles, especialmente cuando falta el agua (y trato de acordame cada vez que abro la canilla).
Y a pesar de las distancias y las diferencias de forma de vida creo siempre que compartimos los dolores y alegrías más profundos.
Gracias por esta foto.
Sim, que foto! Eu adoro este género de fotos de outros mundos onde as pessoas ainda sabem dar o real valor à água e outras coisas que aqui parece algumas pessoas perderam...
ResponderEliminaro que tu descobres...e que preciosidade que leva tão bem vestida...
ResponderEliminarQue maravilha ... sempre ! Pois, maravilha passear por aqui !
ResponderEliminarNa tradição portuguesa o facto das mulheres levarem os pesos pesdos à cabeça deu origem à expressão "peso de mulher". Vê aqui: http://macacos-deuses.blogspot.com/2007/07/festa-dos-tabuleiros-em-tomar.html
ResponderEliminarPara quem tem gosto pelo costume de transportar objectos à cabeça, recomendo que veja as maravilhosas ilustrações do livro "Handa's Surprise" de Eileen Browne (a capa e uma das páginas interiores estão disponíveis no site da Amazon: http://www.amazon.com/Handas-Surprise-Share-Eileen-Browne/dp/0763608637).
ResponderEliminarAproveito para dizer que, para além das ilustrações serem maravilhosas, a história é também muito engraçada. O meu filho adora.
fantastico!
ResponderEliminarobrigada Ana*
ahh que fotografia linda
ResponderEliminarna zona do Ribatejo a rodilha também é chamada de sogra, é verdade quando decidi ir para a vindima, o senhor mirou-me de alto a baixo, vislumbrou a minha pequenez e o meu ar delicado e perguntou: então não trouxe a sogra? resposta: mas eu não tenho sogra... ;)
ResponderEliminar:))
ResponderEliminarobrigada pela partilha flor *